May 21, 2010
36 Views
0 0

30 anos de Pacman

Written by

Pac-man

“Pac-man (conhecido em japonês com o nome de Pakkuman ou パックマン) é um jogo eletrônico criado por Tohru Iwatani para a empresa Namco, e sendo distribuído para o mercado americano pela Midway. Produzido originalmente para Arcade no dia 22 de maio de 1980, tornou-se um dos jogos mais populares no momento, tendo versões para diversos consoles e continuações para tantos outros, inclusive na atualidade. A mecânica do jogo é simples: o jogador era uma cabeça redonda com uma boca que se abre e fecha, posicionado em um labirinto simples repleto de pastilhas e 4 fantasmas que o perseguiam. O objetivo era comer todas as pastilhas sem ser alcançado pelos fantasmas, em ritmo progressivo de dificuldade.
O jogo original rendeu muitas versões ainda para o Atari 2600 (como “Mrs. Pacman”, e “Pacman Jr.”, além de outros não relacionados mas que seguiam o mesmo estilo), e posteriormente para diversos outros consoles e para o computador. Atualmente existem versões em 3 dimensões, outras em estilo “adventure”, sempre remontando ao personagem redondo e faminto do jogo original e seus perseguidores fantasmas.
Em 1980, Toru Iwatani, um designer da Namco, queria inventar um jogo de vídeo diferente dos “shoot-em-ups” (tiro-neles), que se assemelhasse a um desenho-animado.
A ideia do desenho original ocorreu durante um jantar com amigos, e deve-se a uma pizza sem uma fatia, que fazia lembrar uma boca aberta;[1][2] assim tem origem uma personagem inspirada em Paku, uma personagem popular no Japão conhecido pelo seu apetite. A personagem e jogo tiveram o nome Puck-Man, do termo Japonês paku-paku, que significa a boca de alguém a abrir-se e fechar-se. Em 1980, a Bally comprou os direitos nos Estados Unidos ; o jogo tornou-se famoso no ano seguinte.
No jogo os jogadores controlam puckman, com o objectivo de comer todas as bolas (ou pastilhas) que se encontram espalhadas num labirinto, enquanto evitam quatro fantasmas (os Galaxians), ‘blinky’, ‘pinky’, ‘inky’ e ‘clyde’, que se escapam de uma prisão. Em cada canto da área de jogo, estão pastilhas maiores que permitem pac-man caçar os fantasmas, em vez de ser caçado, durante um curto período de tempo.
O nome foi alterado para Pac-Man, desencorajando a alteração da letra ‘p’ por ‘f’ (um calão na língua inglesa).
O jogo foi um dos mais populares, sendo o primeiro jogo de vídeo que originou um merchandising massivo, com camisetas, casacos, calças, copos de café, peluches, lençóis, cereais, jogos-de-tabuleiro, livros, toalhas…
Em 1982 é lançado Ms. Pac-Man, a primeira sequência de Pac-Man, que é um jogo semelhante ao original, no entanto a personagem é feminina (com a boca pintada com batom vermelho), e em vez de um labirinto, existem quatro labirintos diferentes.”

Fonte : Wikipedia

Pac-Man

O Google lançou nesta sexta-feira (21/05) uma versão especial de sua página de buscas em homenagem aos 30 anos do jogo Pac-Man. O internauta que acessar a página do serviço de buscas – a mais visitada do mundo – poderá jogar o game. Basta clicar no botão “insert coin” (inserir ficha), que substitui o recurso “estou com sorte”.
O Pac-Man fez grande sucesso pelo mundo principalmente durante a década de 80.
A novidade fica no ar até o meio-dia do próximo domingo (23/05), quando volta a ser exibido o logotipo colorido da empresa. Durante dois dias qualquer pessoa tem a chance de “zerar” o joguinho disponível em 256 níveis de dificuldade.
Os movimentos do pac-man são comandados pelas setas do teclado. Para jogar com dois personagens (um masculino e um feminino – com lacinho vermelho) basta clicar duas vezes no botão que ativa o game. Dessa maneira, os movimentos são comandados também pelas teclas “A”, “D”, “W” e “S”.
O Google diz que é a primeira vez que um “doodle” (desenho especial de seu logotipo para comemorar datas específicas) fica no ar por mais de um dia.
Outra experiência interativa a partir de um logotipo especial aconteceu em 4 de janeiro deste ano, data em que se comemorou o aniversário do físico Isaac Newton. A imagem tinha uma maçã que caía da árvore, uma referência à teoria da gravidade desenvolvida pelo cientista inglês no século 17.

Se não conhece Pac-man, você é uma criança ainda, pois este joguinho, viciante em sua simplicidade, já está há 3 décadas conquistando admiradores. Já joguei no Atari, no PC, no Palm, no celular e hoje, na página do Google :). Adorei a homenagem e não podia deixar de mencionar este “setor circular amarelo com arco de 270º”, como qualquer matemático o descreveria, aqui neste espaço. Ele já é um ícone dos anos 80, um patrimônio cultural. E que venham mais 30 anos.

Para os mais viciados, aqui está a minha homenagem ao Pac-man. Divirtam-se!

Article Categories:
Informática

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *