Sep 11, 2015
136 Views
0 0

BB-8 – Brinquedo de gente grande

Written by

BB-8 é um droid que aparece em Star Wars Episódio VII – A Força desperta. Ele tem um corpo em forma de bola e uma cabeça abobadada que se assemelha a de os dróides da série R2, cuja unidade mais popular é R2-D2. O corpo de BB-8 se movimenta de forma independente a partir da cabeça, que fica sempre perto do eixo vertical do droid.

Como a série R2, BB-8 também se encaixa na tomada de um droid starfighter X-Wing. Especificamente o modelo de caça T-70 X-Wing usado pela resistência trinta anos após a Batalha de Endor. BB-8 foi detectado pela primeira vez no planeta deserto de Jakku. Apesar do que muitos pensam, várias fontes sugerem que o BB-8 é propriedade de piloto de Resistência Poe Dameron.

O Diretor J. J. Abrams procurou homenagear a velha escola durante a produção de Episode VII – A Força Desperta. A trilogia original, que principalmente usado cenários reais e adereços, tinha uma vibração especial que estava faltando na trilogia. Abrams queria Episode VII sentir orgânica e tátil, mais próxima em espírito dos filmes originais. Para conseguir isso, eles usaram como muitos efeitos práticos quando possível, reduzindo a computação gráfica ao mínimo possível. O BB-8 não foi exceção.

Inspirado no conceito exibido no filme, a Sphero lançou a versão reduzida e controlada por um Smartphone. É o Sphero BB-8 App-Enabled Droid, à venda na Amazon por 150 dólares. Já sei no que você está pensando…”Vou comprar um para o meu filho (sobrinho, afilhado, sei lá…) e aproveito para testar e ver se é seguro para as crianças…”. Sabe como é, segurança em primeiro lugar 🙂 🙂 🙂 Veja o vídeo do “brinquedinho”…

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=-1Y2WfcCb4M]

Então? a ideia é inovadora e os conceitos físicos utilizados muito interessantes.

Então, como é BB-8 funciona? Que tipo de poderes mágicos do lado negro ele possui? Bem, o que sabemos com certeza é que não é impulsionado por um hamster como algumas teorias sugerem. A Sphero foi uma das dez novas empresas financiadas pelo primeiro programa acelerador da Disney em 2014. O CEO da Disney, Bob Iger, era o mentor de Sphero dentro da empresa. Quando ele percebeu os cineastas tentando construir um droid rolando, ele já conhecia as pessoas certas para o trabalho.

A bola robótica RC usa um giroscópio para determinar qual caminho é para baixo e duas rodas para mover a esfera de dentro. A placa de base (bateria) serve como um contrapeso para manter as rodas que atuam contra a parte inferior da esfera. Há também um rolamento vertical que ajuda a manter as rodas em contacto com as paredes.

Mas e a cabeça flutuante? Esta é realmente a parte de cair o queixo. Aqui é onde todas as peças se juntam. Há uma patente registrada pelo grupo Disney Imagineering que lança alguma luz sobre o mecanismo de cabeça. Surpreendentemente, a patente foi arquivada em 2010, dois anos antes da Disney comprar a Lucasfilm e quatro anos antes deles investiram em Sphero. Parece que eles pensavam em droids de rolamento antes de qualquer pessoa.

E pensando em “brinquedinhos” de Star Wars, que tal dar uma olhadinha neste aqui. O Millennium Falcon Drone ainda não tem preço definido mas o protótipo terá controle semelhante ao BB8. E então, que tal considerar esse “brinquedinho” para o seu “filho” no dia das crianças? A gente entende se você quiser “brincar” um pouquinho… 🙂 🙂 🙂

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ysIrvcCUQTo]

[poll id=”40″]

Article Categories:
Tecnologia

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *