Aug 22, 2010
402 Views
0 0

Ligamento Colateral Medial

Written by

Conversando com meus amigos sobre meu problema no joelho, não consegui me fazer entender. Assim, como não desenho joelho tão bem assim, resolvi levar ao pé da letra a máxima “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Neste caso, ao invés de uma imagem, que tal uma Ressonância Magnética? 😉
Embora, como todos sabem, eu seja um pouco tímido, resolvi mostrar um lado meu que ninguém conhecia (nem eu 🙂 ), uma imagem íntima do meu ligamento colateral medial.
Meu diagnóstico preliminar é de estiramento no ligamento colateral medial, que devido à ausência do repouso absoluto durante a recuperação, resultou numa espécie de folga que, segundo o médico, faz com que o joelho trabalhe numa posição além do que deveria, provocando a dor.
Vou poder voltar a treinar em breve com o auxílio de uma joelheira especial com barras laterais articuladas, que já comprei, mas ainda aguardo o resultado definitivo nesta semana, após a análise detalhada da ressonância pelo médico: fisioterapia ou cirurgia.

Este é meu lindo joelho. Não é fotogênico? 🙂 As manchas sem definição (borradas) são as conseqüências do estiramento do ligamento que, felizmente, não chegou a romper.

[photopress:joelho.jpg,full,centered]

Mas, olhando por outro lado, poderia ter sido pior. Estes são exemplos de lesão parcial e completa do ligamento colateral medial do joelho através da ressonância magnética (RM). O mecanismo de trauma é o stress em valgo quando há um choque proveniente da lateral do joelho, com o pé de apoio fixo no solo. Ocorre edema local, superficial, não havendo obrigatoriamente derrame articular. Geralmente ocorre no futebol ou futebol americano, podendo ocorrer em outros esportes, como treinamento de parapente e rapel, no meu caso.

[photopress:medial_bom.jpg,full,centered]

A. Lig. colateral medial normal: trajeto linear característico e em hipo-sinal (setas). Joelho esquerdo, plano coronal, seqüência T1.

[photopress:medial_parcial.jpg,full,centered]

B. Lesão parcial: o ligamento apresenta-se com orientação preservada, mas com descontinuidade de algumas de suas fibras, com hiper-sinal e com edema entre as camadas superficial e profunda (setas). Joelho esquerdo, plano coronal, seqüência FFE.

[photopress:medial_rompido.jpg,full,centered]

C. Lesão completa: descontinuidade total das fibras do ligamento, cujas porções proximal e distal apresentam-se retraídas e onduladas (setas pretas). Notar o intenso edema de partes moles adjacentes (áreas de hiper-sinal) e áreas de contusão óssea no fêmur distal (setas brancas). Joelho direito, plano coronal, seqüência FFE.

A dica que posso dar a todos (e falo por experiência) é que, em caso de QUALQUER problema no joelho, procure um ortopedista o quanto antes (de preferência um especialista) e siga rigorosamente as recomendações de repouso. Eu não segui, fui tentar treinar parapente no final de semana seguinte e agora talvez ganhe uma cirurgia de presente. Como diz um vídeo que eu adoro “Get plenty of calcium. Be kind to your knees, you’ll miss them when they’re gone.” Baz Luhrmann Lyrics – Everybody’s Free To Wear Sunscreen

Article Categories:
Saúde

Comments to Ligamento Colateral Medial

  • oi, vc me tirou uma duvida grande .recebi meu resultado da minha ressonância do joelho e fiquei louca pra descobrir o que era sinais de estiramento do ligamento colateral medial.Muito obrigado e melhoras pra vc.

    suely September 14, 2011 9:39 pm Reply
  • Bom dia sofri um acidente e estou com 3 ligamento no joelho esq são: ligamento cruzado completo anterior, ligamento medial e ligamento laterel lateral, já no joelho der estou com ligamento cruzado anterior. Gostaria de saber apos a serugia de cada um qual a média de repouso para recunperação absoluta.

    Ateciosamete Neri Sousa

    Neri Sousa Ferreira March 18, 2012 9:53 pm Reply
  • eu gostei muto das informacoes

    GIVANILDO GOMES TEIXEIRA June 25, 2012 11:19 am Reply
  • oi boa noite estou com uma duvida eu sofri um acidente a 1 ano eu rompi os ligamento medial parcial dificilmente eu sinto dores eu so sinto cansaco nas pernas a 2 semanas eu fui jogar futebol eu estou mancando eu queria saber se tem problema se eu continuar jogando se vcs poderem me ajudar eu agradeco obrigado.

    thiago August 16, 2012 11:31 pm Reply
  • Gostaria de pedir uma dica de algum remédio para tomar ou algum produto para passar em cima da lesão

    Estou com dores na lateral interno do joelho esquerdo a 15 dias , consigo correr, consigo pular com uma perna só mais não consigo ficar muito tempo agachado sustentando do peso na perna do joelho lesionado pois dói muito, sera que pode ser algo serio como Ligamento colateral rompido ?

    • Distensão grau I: dor com dano mínimo ao ligamento.

    • Distensão grau II: Lesão parcial de algumas fibras do ligamento e pequena frouxidão na articulação.

    • Distensão grau III: Ruptura completa do ligamento e a articulação fica instável.

    como sei exatamente qual e ?

    pergunto isso pois sou lutador de Jiu-Jitsu e competidor , e torci o joelho em uma chave de joelho , senti 3 estalos no momento da torção ( como não bati no momento da torção senti os estalos, acabei encaixando uma chave de calcanhar no meu oponente e ganhado ) CEDE DE VITORIA !!!!

    porem o meu joelho não inchou nem nada simplesmente ficou dolorido e assim continua.porem não parei com os treinos mais ainda a dor continua bem baixa somente quando eu do uma forçada sinto aquela a dor mais forte , principalmente quando faz frio a dor aumenta. sera que realmente foi uma lesão muito seria ?

    qualquer coisa me mandem um e-mail willsmith57@gmail.com

    Muito obrigado pela a atenção Oossss !!!!

    Will August 19, 2012 1:32 am Reply
    • oi amigo,sou lutador de jiu-jitsu também,machuquei meu joelho em uma queda em um companheiro ele tem 130kg e eu 70kg,mas sou graduado e tenho que mostra pq sou,hehehe,acontece que fiz ressonancia magnetica e deu que estou com estiramento no ligamento medial,vai no medico pq senão a lesão agrava.to proibido de treinar pro 2 meses,afffffff.

      henrique August 25, 2012 10:10 am Reply
    • Tbm sofri uma queda na segunda feira durante o treino do jiu jitsu e torci o joelho, não ouvi estalo, mas senti bastante dor na lateral interna, principalmente depois q o corpo esfriou. Hoje o joelho esta melhor, só doi na lateral.,Mas ainda não estico nem consigo agachar sem q doa. Não inchou, não teve ematoma, mas sinto um carocinho em forma de moeda sob a pele. Qual será meu grau de lesão?? Não queria parar com os treinos. coloco gelo todos os dias p ajudar. 🙁

      Erika Reis March 2, 2013 11:06 am Reply
  • ola …..infelizmente no treino de jiu jitsu aconteceu que quando acabou o bola meu oponente estava sobre minha perna e quando ele se levantou colocou dodo o peso sobre ela escutei o pequeno estralo e senti como se a rotula tivesse saido do lugar e voltado…deu uma pequena dor…-porem comtinuei treinando….quando cheguei em casa que o corpo esfriou comecou a latejar a parte interna porem nao innxou …….ate com seguia colocar a perna reta e tbm dobrar com uma leve dor…porem quando mexo o pe para os lados direito e esquerdo sinto dor…..o que sera que pode ter ocorrido….sera normal?????

    tuliocesarsud January 27, 2013 1:20 am Reply

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *