Jul 26, 2010
32 Views
0 0

Mergulho em Cuba

Written by

Em primeiro lugar, Cuba é incrível. Para se ter uma pequena idéia da transparência da água, esta é uma foto tirada do avião enquanto me aproximava da ilha.

[photopress:IMG_0012.JPG,full,centered]

O mergulho em Cuba é incrível. Minha experiência foi na Ilha da Juventude, em Cayo Largo. Só existe uma operadora de mergulho e recomendo que você feche os mergulhos ainda no Brasil, antes de viajar, pois são apenas 2 guias e o barco tem capacidade para 12 mergulhadores. Assim, com pessoas do mundo inteiro chegando, você corre o risco, como um casal de argentinos de não fazer todos os mergulhos. Cada dia de mergulho é composto por 2 locais, o mais profundo primeiro e um mais raso em seguida. A profundidade máxima que experimentei foi de 32 metros com uma temperatura de 30ºC. Isso mesmo, água à 30ºC.  Outra recomendação é um remédio contra enjôo, pois vi uma alemã mudar o tom de pele de branco pálido para um verde claro após o barco estar em mar aberto, o que combinou com seus olhos verdes. Alguns segundos depois ela presenteou a nadadeira do marido com o café da manhã. Não foi uma cena agradável. O barco é pequeno e joga muito e muitos passaram mal. Ainda não consegui encontrar um que me fizesse sentir mal. Acho que nasci na cidade errada. 🙂

Eles não fazem mergulho noturno e não alugam cilindros para que você possa fazê-lo, o que é uma pena. A operação, sob o controle dos italianos, é meio inflexível.  O primeiro passo ao chegar ao centro de margulho é conhecer Olguita, a gerente, e reservar logo todos os mergulhos que o seu tempo permita, pois os locais são diferentes a cada dia. O transporte é feito por um ônibus que percorre todos os hotéis da ilha e busca e devolve você na recepção, sem custo adicional. O custo de cada par de mergulho é de cerca de 50 CUC´s, o que inclui todo o material. Eles não alugam o que você precisar, pois já está embutido no preço, o que é ótimo para quem não tem equipamento. Me surpreendi com o estado dos equipamentos, a maioria Mares e Cressi, e novíssimos. Levei o meu por garantia, mas essa decisão me rendeu excesso de bagagem. Recomendo roupa fina mas completa em função do perigo de tocar em certos tipos de coral ou água-viva.

A ilha é linda e recomendo os aquários como opção para fotografia. Quase não há correntes nos mergulhos e a fauna é indescritível. Tartarugas marinhas, moréias, lagostas, arraias e peixes-escorpião (lionfish), normalmente encontrados à noite, são facilmente observados na luz do dia. A flora é rica e composta por conchas, esponjas em formas de tubo coloridas e recifes de corais multicoloridos.

Uma recomendação especial é o cuidado com os Lionfish, também chamados de peixe escorpião, por causa de seus espinho venenosos. Eles estão se tornando uma peste na região em virtude de não existirem predadores naturais.

[nggallery id=5]
Article Categories:
Mergulho · Viagens

Comments to Mergulho em Cuba

  • Oi Lenilton, gostei muito do seu blog. Estava procurando informaçoes sobre operadora de mergulho em Cuba e cheguei em você. Suas dicas irão me ajudar muito. Você poderia me dizer qual operadora utilizou para mergulhar lá, estou indo para Varadeiro e quero muito mergulhar naquele Paraiso. Um abraço. Isabela

    Isabela Costa October 9, 2012 11:37 pm Reply

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *