Jun 10, 2011
95 Views
0 0

Crônicas de um vestibulando

Written by

Bem… chegou a hora do vestibular da UnB, e você, está lá, 15 minutos antes da prova, vestido como se esse fosse o dia mais importante da sua vida, em pânico por não saber se homotetia tem a ver com geometria ou é o nome daquele personagem daquela obra que você deveria ter lido, mas não leu. Sem falar no fato de que você esqueceu totalmente qual foi o fator que desencadeou aquela guerra no Oriente Médio, quando você ainda nem tinha nascido.
Toca o primeiro sinal para o início da luta, digo, prova. Nesse momento você olha para o seu lado esquerdo e vê aquele cara, que parece que acabou de sair do Festival de Woodstock, ou de algum campeonato de surf, de chinelo, bermuda, camiseta e uma caneta “Bic” toda mordida.
Do lado direiro você vê um outro candidato com a camiseta de um cursinho qualquer, um óculos que mais parece um microscópio, uma caixa de “Bis”, uma garrafinha de “Gatorade” e aquela camisa social que ele usa desde a 4ª série. Já entrando em desespero, você olha pra trás e vê uma deusa loira, com um decote e uma minissaia (que lembra sua namorada, aquela que você jogou pra escanteio durante as últimas semanas pra não perder a concentração nos estudos) jogando um papo pra cima do fiscal pra ver se consegue alguma coisa.
Toca o sinal pro início da prova e você já nem lembra mais o que comeu no café da manhã. As provas são distribuídas e o fiscal começa a falar sobre o que você deve observar na prova e você, nesse estado de nervos, se pergunta:”Como eu vou saber se está faltando alguma coisa se nunca vi essa prova antes?”

[photopress:vestibulando.jpg,full,alignleft]

Agora vamos ver se você prestou mesmo atenção na narrativa que acabou de ler e, embora professor de Matemática, vou te ajudar na interpretação:

  • Como me alimentar na véspera?
    CERTO Coma alimentos leves, como frutas, e o mais importante, coma aquilo que você já está acostumado a comer. Nada de inovações. O vestibular não é o momento de descobrir se você é alérgico a frutos do mar ou outra coisa.
    ERRADO Nada de beber, aceitar o convite pra aquela feijoada na sexta-feira ou participar daquele concurso de comer pizza. Evite alimentos gordurosos e de difícil digestão. Azia, má digestão só combinam com propaganda de remédio.
  • Como me vestir?
    CERTO Lembra do surfista? É. Aquele que de agora em diante chamaremos de Wood. Ele é que tá certo pois, usando roupas leves, ele só vai lembrar do clima na prova de geografia…
    ERRADO Lá está você, vestido como se fosse pra sua formatura. Tá maluco? Em Brasília às 14h? A última coisa que você vai querer na hora da prova é se preocupar com o calor. Meninas! Ficar desconfortável e deslumbrante pra quem? Pro fiscal? ;). Você já tem coisa demais pra se preocupar…
  • O que devo levar?
    CERTO Leve umas três canetas pretas “Bic” testadas e seu documento de identidade original, bem como o comprovante de inscrição. Fora isso, leve uma fruta, chocolate ou barra de cereais e uma garrafinha de água.
    ERRADO Vou levar minha lancheira e meu kit prova, composto de 10 canetas (caso alguma falhe), algumas borrachas, lapiseira, grafite, aspirador de pó (pra limpar as sujeirinhas da borracha)… Será eliminado do vestibular o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc, bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira e/ou borracha. O CESPE/UnB recomenda que, nos dias de realização das provas, o candidato não leve nenhum dos objetos citados. Como se os que entram por fraude fizessem prova. Fazer o quê? 🙂
  • A que horas devo sair de casa?
    CERTO Verifique na Internet seu local de prova e procure chegar 1 hora antes, pois sempre ocorrem engarrafamentos nas entradas das escolas.
    ERRADO“Vou chegar meia hora antes, pois não quero ficar esperando lá fora”. Você não vai querer que algo errado aconteça logo no dia do vestibular. Congestionamentos, ônibus quebrado, tudo isso é possível, além de estar indo pra escola errada. Seja precavido
  • Posso levar comida pra prova?
    CERTO. Leve um chocolate, uma barra ou uma fruta e, se você não quiser sair da sala, uma garrafinha de água, isso mesmo, água. Nós sabemos que aquelas “garrafinhas coloridas” de repositores de sais minerais são ótimas para um jogo de basquete, mas por mais cansativa que seja a prova, você não vai transpirar tanto assim…
    ERRADO O candidato da direita, aquele da camiseta, levou uma caixa de chocolate. O chocolate é um alimento gorduroso e calórico, que pode te fazer mal se você exagerar, e nós sabemos que você não vai querer ir ao banheiro na hora da prova, vai?
  • Como me comportar durante a prova e manter minha concentração?
    CERTO Ao receber, dê uma folheada rápida na prova inteira e comece pela área que mais domina. Isso ajuda aumenta a confiança e te faz pensar só na prova. Coloque na sua cabeça que tudo o que você podia ter estudadado para a prova, já foi.
    ERRADO Nada de se preocupar com a prova dos outros e em como a estão resolvendo. O carinha da direita tá tranquilo, destruindo a prova de Exatas. Também, olha a camiseta dele. A garota ai atrás tá cantarolando e já abriu o vigésimo chocolate. E o Wood? Tá assoviando “Jack Johnson”. Socorro!!! Meu amigo, o que você acaba de presenciar é o que nós chamamos de guerra psicológica (não tem nada a ver com Antrax). Não entre nessa. Será que é mesmo o vigésimo chocolate que ela tá abrindo, ou ainda é o primeiro e o barulho é só pra te irritar? (Afinal, sabemos como são as mulheres com chocolate…). Por que será que o Wood tá cantarolando? Será que não é pra se acalmar e te tirar do sério?
  • Quanto mais eu marcar, melhor?
    CERTO Leia o texto com atenção e vá fazendo a questão. Quando você perceber que não sabe nada daquele item, não consegue relacioná-lo com coisa alguma e que aquela aula você não assistiu, deixe-o em branco. Você não vai querer sacrificar aquele item dificílimo, que só você sabe, sua especialidade, pra arriscar, não é? Alem disso, o tempo esta contra você. Toda vez que você quiser voltar em um item, vai ter que ler todo o texto da questão de novo.
    ERRADO Esqueça aquelas interrogaçõezinhas. É, aquelas que você faz quando não sabe aquele item e marca pra fazer depois. O que você tá pensando? Que quando você ler de novo vai “baixar” em você o Carlos Drummond de Andrade ou o Machado de Assis e você saber a resposta. Nós dois sabemos que isso não vai acontecer.
  • E o nervosismo? Como combatê-lo?
    CERTO Lembra do WOOD com sua revistinha da Mônica? Com certeza essa é uma maneira que ele achou pra relaxar. Você tambem deve ter uma…
    ERRADO Lembra da parte em que você despreza sua namorada… Pois ela, assim como sua família (com exceção daquele seu irmão mais novo que gosta de ouvir pagode nos momentos mais inconvenientes), são as pessoas que vão te dar apoio durante esta fase do processo. Lembre-se que passar no vestibular é exceção e você não vai querer fazer parte da regra nesse caso, vai?
  • Posso tentar colar?
    CERTO Não tente e nem passe cola. Reflita: Você acha que o cara do lado sabe mais que você? Além do mais, se te pegarem colando seu nome vai aparecer no jornal, mas por outros motivos.
    ERRADO Sabe a loura gostosona que tava “dando mole” pro fiscal? Não vai adiantar nada…Primeiro, ninguém vai te passar cola, porque você é um concorrente e o fiscal não vai deixar ninguém colar, pois ele sabe que aquele telefone que ela deu, no máximo. é da avó dela. .
  • Devo conferir o gabarito?
    CERTO A prova da UnB é feita em 2 dias, você sabe disso. É muito mais provável que você fique desanimado ao ver que errou uma questão do que feliz por ter acertado outra. Você deve manter sua concentração, o processo ainda não acabou. Pegue apenas aquele jornalzinho que traz a resolução comentada pra você conferir na segunda-feira.
    ERRADO Nada de chegar cedo no local de prova só pra pegar o gabarito do dia anterior. Você vai ficar com aquela papelada toda, que recebe do lado de fora, fazendo as provas do segundo dia. Ou então, ir correndo pra casa pra ver se tem algo passando na TV. Responda honestamente: Saber se você acertou ou errou alguma questão vai mudar alguma coisa na sua prova? Corta essa.
  • Por que não sei se vocês sabem, mas o que mais reprova um vestibulando não é apenas a falta de conhecimento mas também o nervosismo. Afinal é pressão de todo lado! Amigos, professores e parentes estão cobrando essa vaga na universidade durante todo o ano! E pior! Você está se cobrando, então, vai com calma e sem muita preocupação na hora da prova! Tudo vai dar certo!

    Boa prova a todos!!!

    Article Categories:
    Educação

    Comments to Crônicas de um vestibulando

    • Poxa, acho que eu sou o Wood. Prazer em conhecê-lo, Lelê!
      (exceto na parte do Jack Johnson… prefiro assoviar os Beatles)

      Alexandre Dantas August 18, 2010 8:41 pm Reply
    • Pois é, falta menos de uma semana para o PAS desse ano. Vou fazer a primeira etapa. Deve ser o pior ano – a primeira experiência.

      Lucas Alcantara November 28, 2010 3:25 pm Reply
    • obrigada pelas dicas lenilton… HAHA (:

      Jéssica December 4, 2010 6:16 pm Reply
    • “Como se os que entram por fraude fizessem prova.'”
      UHAUAHUHAS, pois é … 🙂

      Ester December 4, 2010 6:19 pm Reply
      • Sem falar nos filhos de diplomatas, filhos de deputados, etc… Fazer o quê? Ter esperança em um país melhor e numa Universidade realmente para TODOS!

        Lenilton Braga December 4, 2010 6:24 pm Reply
    • ameeeeei, ainda mais em saber que não devo colocar as malditas interrogações nas questões que eu não sei!
      só o Lelê mesmo pra dizer isso um dia antes da prova 😀 mas será util

      Laís December 4, 2010 6:26 pm Reply
    • Muito boaa as dicas professor! Mesmo esse ano eu não sendo sua aluna esse ano, quero dizer que você foi um dos melhores professores que eu já tive. Obrigada pelas lições que aprendi com você. SEEEEEEEEE eu passar na Unb eu te aviiiso 🙂 hehehe Outro dia eu tava lembrando do pensamento do dia: Sou de quem pegar pegou.. Tenho a foto aqui, se quiser depois te mando, muito engraçado o ano que tive com você. Beijosssssss

      Bárbara Guedes December 4, 2010 8:51 pm Reply
    • Parabéns Lenilton, valeu pelas dicas!

      Thales June 11, 2011 7:38 pm Reply
    • Muito bom professor, tenho certeza que lembrarei de seus concelhos no dia do vestibular. Abraço. Apareça quando possível.

      Omar Faria June 15, 2011 4:54 pm Reply
    • Obrigada Professor!
      Obrigada por tudo, por todos os momentos que passamos juntos, por todo conhecimento compartilhado, por todas as aulas maravilhosas!!!!
      Amamos muito você!!!!!!!!
      Vou morrer de saudades!

      Júlia Lyrintzi Maniatakis June 20, 2011 6:32 pm Reply

    Leave a Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *