Aug 15, 2010
38 Views
0 0

Sangue novo na MPB

Written by

Sangue novo e bom na MPB brasileira. Se vocês forem observadores, vão perceber que sou fã do Nando Reis. O cara simplesmente é um “mago” quando o assunto é fazer músicas românticas. Para mim, sua saída dos Titãs, como compositor, representou uma perda de qualidade nesta área. Mas, não estou aqui para falar de Nando Reis. Minhas duas “descobertas” fizeram duetos com ele e foi assim que chamaram minha atenção. Se é frequentador assíduo do blog, já ouviu “Pra você Guardei o Amor” e “De Janeiro a Janeiro”, de Nando Reis, cantadas nas vozes de Ana Cañas e Roberta Campos, respectivamente. Dotadas de vozes comparáveis à de Ana Carolina, elas cantam muito bem e o repertório é bem diversificado.
Primeiro, vamos a Ana Cañas.

A paulista Ana Cañas, de 27 anos, formada em artes cênicas , resolveu investir na carreira de cantora depois da experiência de participar de alguns musicais produzidos durante a faculdade. O seu disco de estréia Amor e Caos prima por ser autoral, audacioso e distante do que se convencionou denominar MPB. Amadurecida por mais de cinco anos de jam sessions na noite de São Paulo, a cantora imprime nas canções do álbum uma atmosfera jazzística, sem fazer jazz, mas usando e abusando de um andamento musical imprevisível e extremamente inovador. O single “A Ana” é uma canção autobiográfica que reflete a mistura de sons interessantes e provocantes que a cantora faz. Uma canção para mostrar uma nova cara da música brasileira.


Amor e Caos

Músicas:
1. Mandinga Não
2. A Ana
3. Vacina na Veia
4. Para Todas as Coisas
5. ?
6. Coração Vagabundo
7. Cadê Você?
8. Devolve, Moço
9. Super Mulher
10. Rainy Day Women

Depois de receber elogios rasgados de Caetano Veloso e Chico Buarque e chamar a atenção da crítica nacional com o seu álbum de estréia Amor e Caos, em 2007, Ana Cañas lança o seu segundo disco. Intitulado Hein?, o álbum traz 12 faixas, todas de autoria da cantora, e uma versão para a música “Chucky Berry Fields Forever”, de Gilberto Gil. Ao seu lado, Arnaldo Antunes e Dadi assinam algumas músicas e a produção musical é de Liminha. Aos 28 anos, Ana Cañas mostra com este novo trabalho toda a sua versatilidade como intérprete e compositora, em um disco que passeia por toda a diversidade do pop, rock, jazz, blues e reggae. Confira!


Hein?

Músicas:
1. Na Multidão
2. Coçando
3. Na Medida do Impossível
4. Esconderijo
5. Sempre com Você
6. Chucky Berry Fields
7. Gira
8. Problema Tudo Bem
9. Aquário
10. A Menina e o Cachorro
11. Não Quero Mais
12. O Amor é Mesmo Estranho
13. Na Medida do Impossível

Quer conhecer seu trabalho? Visite sua página ou ouça suas músicas no PalcoMPB.

E, finalmente, Roberta Campos.

Em 2004, a mineirinha de Caetanópolis Roberta Campos mudou-se para São Paulo, produziu, sozinha, o disco “Para aquelas perguntas tortas” e mandou o seu trabalho para a Rádio Nova, que acabou se encantando com a faixa “Mundo inteiro”, que incluiu em sua programação. Agora, já contratada da DeckDisc, Roberta emplaca o sucesso “De janeiro a janeiro”, que tem participação de Nando Reis e faz parte de seu novo disco, “Varrendo a lua”.


Para Aquelas Perguntas Tortas

Músicas:
1. Varrendo a Lua
2. Aqui, Ali
3. Capim
4. Para Aquelas Perguntas Tortas
5. Felicidade
6. Eu
7. Lágrimas Na Voz
8. Quando Se Lembrar de Mim
9. De Janeiro A Janeiro
10. Como
11. Seus Anjos
12. E Eu Fico
13. Fuga
14. Estou em paz


Varrendo a Lua

Músicas:
1.Varrendo a Lua
2.Mundo Inteiro
3.Felicidade
4.Acabou
5.De Janeiro a Janeiro
6.Sinal de Fumaça
7.Aqui, Ali
8.Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor
9.Para Aquelas Perguntas Tortas
10.Estou Em Paz (Com Você)

Quer conhecer seu trabalho? Visite o MYSPACE dela.

Apesar do meu gosto musical eclético, tenho uma predileção por versões acústicas, em geral, voz e violão. Assim, minha opinião sobre as duas é parcial. Já tenho os 3 CD´s e acho que vale a pena comprá-los, pois representam uma ajuda ao início de carreira das duas, principalmente Roberta Campos. Para os usuários de Iphones e Ipods, as músicas do CD de Roberta Campos, infelizmente, só estão disponíveis no Itunes americano. Entretanto, todos podem ser comprados nas lojas da Internet. Baixe, ouça e se gostar, compre. Eu acho que vale a pena. Espero que tenham gostado da dica.

[poll id=”16″]
Article Categories:
Música

Comments to Sangue novo na MPB

  • Ótimo post Lenilton! Escuto as duas todos os dias na Nova Brasil hehehe
    Abraço

    João Gustavo August 15, 2010 1:23 pm Reply
  • Muito boa a postagem, prof. Eu não sabia da história das duas e adorei ter conhecido mais sobre ambas! E que vozes ein? Eu também sou apaixonada por Nando, você percebeu né? Que eu só sei cantar as músicas dele, rs. Mas é isso ai, já estou aprendendo De Janeiro a Janeiro e essa semana toco e você avalia, hehe. Um beijo

    Ingrid August 15, 2010 5:12 pm Reply
  • Já conhecia as duas, principalmente a Ana Cañas =D Teve até um show gratuíto dela no Pátio Brasil, a um tempo atrás…

    Elas são ótimas, e junto com o Nando Reis fica simplesmente extraordinário!

    Devo o fato de conhecê-las à Nova Brasil tmb =D Hehehehehe…

    Abraços!

    Carlos Moretti August 19, 2010 12:52 am Reply

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *