Aug 21, 2007
37 Views
0 0

Uma volta pelo Planetário de SP

Written by
[photopress:cr_planetarioibirapuera_r.jpg,full,centered]

O Planetário de São Paulo, instalado no Parque Ibirapuera, foi o primeiro Planetário construído no Brasil e o primeiro planetário Zeiss no hemisfério sul da Terra, tendo sido inaugurado em 26 de janeiro de 1957. Durante mais de uma década, foi o único planetário em funcionamento no Brasil e até há alguns anos passados foi o maior planetário do hemisfério sul da Terra.
Estive no planetário visitando 2 exposições: “Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez” e “O Lado Escuro do Universo” e pude me lembrar da primeira vez que estive no planetário de Brasilia.
A primeira sessão retrata o céu sobre São Paulo, que não é visto há vários anos em virtude da poluição do ar. O planetário mostra o céu na década de 30 e nos faz pensar em como somos pequenos perante o universo. Faz também uma explanação rápida sobre as constelações e principais estrelas no céu, bem como como identificá-las. Um prato cheio para os estudantes que o frequentam durante a semana.
Já a segunda fala sobre a matéria escura, presente em algumas regiões de nossa galáxia e proximidades, numa verdadeira aula de física e astrologia. E o melhor, tudo por um ingresso de R$2,50, a meia entrada.
É uma pena que o Planetário de Brasília esteja desativado há mais de 10 anos, com iniciativas inóquas de reforma, paralisadas pela mudança no GDF. Acredito que se nossos jovens e crianças tivessem acesso a uma sessão sobre o sistema solar, por exemplo, poderiam se afastar da dura realidade e pensar em um futuro diferente, quem sabe encontrando uma vocação, como todos os atuais funcionários do Planetário do Ibirapuera puderam experimentar.

[photopress:planet.jpg,full,centered]
Article Tags:
Article Categories:
Cultura

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *